“Retirante, caminheiro, só caminho é que há. Caminho que a gente é, caminho que a gente faz: Pra viver, para andar, para outros caminheiros se ajuntar…”

(do poema: Caminho que a gente é – Dom Pedro Casaldáliga)

Nos dias 7,8 e 9/06 foi realizado o 3º Encontro Regional da Pastoral da Juventude em Marília-SP as jovens de nossas Regiões Episcopais se fizeram presentes como delegados e delegadas representando o nosso Regional SP1. Iluminados sobre o tema: “PJ testemunho e Esperança” e o lema: “Do chão de nossa história, alimentamos nossos sonhos e fortalecemos nosso compromisso”. Toda a juventude do nosso Estado foi convidada a refletir a sua caminhada, suas opções e o seguimento de Jesus. A PJ é lugar onde o próprio Jesus, o Moreno de Nazaré se manifesta e por sua vez é espaço onde cada jovem é chamado a testemunhar o Reino novo de justiça e igualdade para todos e todas! Faz-se necessário “ir até as nossas fontes” e “alimentar o primeiro amor” o que deu sentido a nossa caminhada de PJ no nosso Estado que caminha rumo à celebração dos seus 40 anos: uma mística libertadora e encarnada que alimenta e dá sentido às nossas ações, lutas e compromisso na defesa da vida e construção da Civilização do Amor sempre com opção preferencial pelos pobres e pela juventude!

No dia 10/06 a juventude parte rumo à cidade de Presidente Prudente para celebrar a XVIII Romaria da PJ um momento especial onde a juventude se encontra, reencontra, se alegra, renova seus sonhos e utopias, vive e celebra a comunhão e reafirma ainda mais o seu compromisso com a vida digna para todos e todas! Com o lema: “Nas celas, nos campos nas ruas e nas lutas, com Maria transformando sofrimento na doçura do mel.” O lema da Romaria nos remete à realidade do nosso Estado, sobre tudo da Região que foi sede da Romaria: maior população carcerária, sobretudo de jovens e concentração de presídios; concentração de terras, conflitos no campo e luta pela terra para agricultura que geram violência e causam muitas mortes é também nas ruas que a violência, falta de cultura e lazer fazem com que a juventude esteja numa condição de exclusão.

E em meio a todo este sofrimento os SONHOS da juventude e sua esperança estão presentes na luta e organização, na presença de Maria, a mãe Negra Aparecida que transforma a dor e o sofrimento na “doçura do mel” e nos faz continuar caminhando, agora rumo aos 40 anos de história, utopia, sonhos e ousadia da PJ em nosso Estado de SP, como nos mostra o tema e lema da Romaria!

E em caminhada pelas ruas e esquinas de Presidente Prudente, a juventude mostra o seu jeito jovem de ser Igreja, que sonha, luta, se indigna com injustiça e não cruza os braços mas procura agir na história; através de sua organização e luta em defesa da vida. Renova assim, seu compromisso em continuar construindo um mundo melhor, onde todos sejam iguais! Enfim, toda a Romaria foi um momento muito lindo e celebrativo, de dar graças à Deus pela caminhada realizada e com Maria, mãe e companheira na caminhada poder continuar na estrada rumo aos 40 anos!!!

E nesta perspectiva a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorrerá todos as Sub Regiões do nosso Regional Sul 1 até a data da próxima Romaria que será dia 08 de setembro de 2013 em Aparecida-SP. A primeira Sub Região a receber a Imagem foi a nossa o SP1 a nossa Mãe Aparecida veio conosco e visitará nossas Regiões Episcopais, os nossos grupos, indo ao encontro de cada jovem e desde já convocando a se fazerem presentes na Celebração dos 40 anos de presença da PJ no nosso Estado paulista que celebraremos em Aparecida!

Elaine Cristiana de Lima
Membro da equipe de Coordenação PJ Arquidiocese de SP e GT Mística e Construção Regional Sul 1

Fotos: Kamila Gomes

Posts Relacionados