Aos Missionários da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo

Hoje em dia todo mundo que ser missionário e missionária de Jesus Cristo, principalmente em tempos que a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer aqui nas nossas terras brasileiras.

Mas será que a nossa juventude sabe o que é ser missionários de Jesus Cristo? No tempo em que Jesus foi morto os discípulos juntamente com Maria esperavam que o reino de Deus tivesse começado a partir da morte do Cristo, faziam uma reflexão sobre uma nova concepção de vida naquele momento, mas o senhor os Alerta: “Não cabe a vocês saberem quando começa e quando termina o REINO DE DEUS”. Mas vocês têm a Missão de anunciar até os confins da Terra que o Reino de Deus está implantado e que ele Começou.

Quero dizer isso para começar a minha reflexão, se os discípulos tinham a missão de anunciar até os confins que o reino de Deus foi implantado, qual reino era esse. O reino em que o Cristo passou os 3 anos da sua vida publica anunciando, um reino de amor, fraternidade, igualdade, justo, solidário. Entendo que foi ai que os discípulos começaram a peregrinar sobre o mundo apresentando o reino de Deus na Figura de Jesus Cristo.

E hoje 2 mil anos depois, em tempos de JMJ no Brasil, como devemos anunciar o reino de Deus para as nossas comunidades, e para nossos jovens que vivem em uma grande diversidade de cultura e valores? Será possível hoje falar de reino de Deus?

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo, tem preparado os seus jovens há 2 anos, indo para o 3° ano agora em 2012, para sair em missão nas periferias da nossa grande cidade de São Paulo, saindo em missão para beber um pouco da água da vida, das pessoas que vivem escondidas nos contos da nossa cidade, e nesses dois anos podemos vivenciar dois locais muito importante para a igreja de São Paulo, vivenciamos a história do Setor Conquista periferia da Região Episcopal Belém, e podemos vivenciar as periferias da Região Brasilândia. Foram mais ou menos 150 jovens que saíram em missão nesses dois anos consecutivos, saíram na ânsia de levar a boa nova, e anunciar um novo reino possível. Os relatos das experiências vividas, foram os mais incríveis, os jovens dentro dessas periferias encontraram uma diversidade de modos de celebrar a vida e o reino de Deus, puderam encontrar na CEB’s a verdadeira igreja das periferias onde os povos são verdadeiramente irmãos e comungam do mesmo reino de Deus, refletem e pensam estratégias para melhorar a vida um dos outros que vivem nestas periferias. Saíram destas 2 missões, nesses anos cheios de vontade de viver plenamente o reino, anunciar esse modelo de igreja da periferia para muitos outros jovens, já se preparando para receber em 2013 com os jovens de todo o planeta, para trocar experiências e dizer: essa é a igreja do Brasil, essa é a igreja de Jesus Cristo, mesmo jovens Morrendo todos os dias nessas periferias o sonho de ver o Ano da Graça acontecer não acabou.

E neste ano de 2012 os jovens da Pastoral da Juventude sairão mais uma vez em missão voltando para as terras quentes do setor Conquista, para dar continuidade no que começaram há 2 anos atrás, na gana de avançar para terras mais profundas neste setor eles irão atrás dos jovens que vivem nestas comunidades e ainda não conhecem essa igreja de Deus, igreja esta que te liberta e não te oprime, igreja esta que quer que o jovem seja protagonista dentro e fora dela.

No ano que vem juntamente com a visita do Papa Bento XVI no Brasil, Pastoral da Juventude do Estado de São Paulo, comemora os seus 40 anos de existência, e as comemorações já começaram, nós da PJ da Arquidiocese de São Paulo, fomos os primeiros a receber a Visita da Imagem da Mãe Aparecida que peregrinara em Missão por todo Estado de São Paulo, e é neste sentimento de Missionários que os Jovens da Arquidiocese de São Paulo vão para a missão na certeza que Nossa Senhora Aparecida está a frente da Juventude abrindo todos os caminhos, para que juntos possamos construir um mundo Justo e Fraterno, missão que o próprio Cristo nos Deixou.

Aos jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo, que vão participar da Missão Jovem nos dias 29 e 30 de setembro 2012, que vocês sejam exemplo de Missionários para toda a Juventude do Brasil que se prepara para receber jovens de todo planeta no Brasil no próximo ano temos que dizer para toda a Igreja que a nossa juventude QUER VIVER!!!

Eder Francisco da Silva

Assessor da Pastoral da Juventude Região Episcopal Belém Arquidiocese de São Paulo

Posts Relacionados