Estamos vivendo uma onda de violência, o que está acontecendo? Porque estamos diante de tantas declarações absurdas e sem fundamento? enquanto isso pessoas continuam morrendo e vamos simplesmente nos calar?

Não, não podemos nos calar.

Onde estão nossos direitos? Não queremos uma segurança pública onde a polícia está despreparada, onde existe muito preconceito quanto à diversidade, onde é mais fácil simplesmente sair atirando. Queremos uma segurança pública que lute e garanta nossos direitos de cidadãos.

Precisamos pautar políticas públicas para a juventude como forma de promover o protagonismo.

O sangue que corre pelas nossas veias é de indignação diante de tantas injustiças. Quantos pais e mães estão chorando e lembrando o sangue inocente derramado de seus filhos exterminados por falta de políticas públicas. Quantos policiais estão morrendo e deixando suas famílias por falta de ação mais humana.

E ainda acham que a redução da maioridade penal será uma solução para a criminalidade, vimos nas ruas à quantidade de crianças e jovens que são invisíveis, que não tem seus direitos garantidos e preservados. Basta olhar para o nosso sistema prisional e perceber a função que ele cumpre de estigmatizar aquele jovem, preso, sem possibilidade de viver, basta olhar o que passam tantas crianças institucionalizadas que perdem todas as possibilidades de mudança e esperança na vida, que diariamente se veem negadas a um sorriso.

Redução da maioridade penal tem sido tratada com total esteriótipo, com desprezo e uma tremenda falta de clareza. Será que é mais fácil colocar a juventude em uma prisão e deixar lá como pessoas perigosas? Talvez só aguardando o julgamento? E onde estão os Direitos Humanos? De que humanos estamos falando? A vida tem que ser vivida com liberdade, respeito e dignidade. Vamos dar o nosso grito: “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”, “A Juventude quer Viver”.

Vamos assumir esta bandeira de luta e construir uma sociedade mais fraterno.

GT A JUVENTUDE QUER VIVER – ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO – SPI

Posts Relacionados