Pastoral da Juventude da Paróquia Santíssima Trindade realiza encontro sobre a Campanha da Fraternidade de 2013.

Na manhã do dia 24 de fevereiro, aproximadamente 70 jovens das diversas comunidades que compõem a Paróquia Santíssima Trindade, se reuniram para conversar sobre a Campanha da Fraternidade de 2013. Também participaram do encontro os jovens da Paróquia São Paulo Apóstolo, Área Pastoral Iguatemi e jovens da Diocese de São Miguel Paulista.Campanha da Fraternidade - Região Belém

O encontro teve inicio com um momento de oração conduzidos pelo assessor Sérgio Soares e pela jovem Jacqueline Silva, integrante da equipe de coordenação da PJ e participante da comunidade anfitriã Nossa Senhora de Fátima. Os jovens, ao encenarem uma peça teatral e conduziram outros jovens à luz da leitura do livro do profeta Isaias “Eis-me aqui, envia-me!”.

Posteriormente, houve uma exposição do tema conduzida pelo jovem Ettore Meirelles, membro da Pastoral da Juventude do Setor São Mateus, possibilitando que houvesse uma melhor partilha do tema dividindo os presentes em 5 grupos de discussão.

Como todo encontro realizado pela PJ, houve momento de entrosamento, dinâmicas, troca de experiências e o compromisso de dar continuidade no trabalho de nucleação dos grupos de base nas diversas comunidades da paróquia.

Por fim, o jovem Jefferson Guielbas, coordenador paroquial da PJ, destacou a importância dos jovens participarem ativamente das atividades referentes a Semana Santa, observando em suas comunidades o cronograma de atividades, vivenciando a quaresma conforme orientação de nossa Igreja, praticando atos de jejum, abstinência e caridade.

Matheus Toshi Paiva, de 18 anos, participante da comunidade Nossa Senhora de Fátima partilhou suas impressões do encontro: “…Tive a sorte de ser convidado para um super encontro da Pastoral da Juventude. Foi um encontro maravilhoso, onde os temas levantados foram de grande importância, pelo menos para mim. E nada melhor que está perto dos amigos para discutir esses assuntos, resumindo… O encontro foi demais, mesmo que tenha passado do tempo previsto, valeu a pena. E espero que mais gente saiba desses encontros, pois é muito bom, e quanto mais gente fica melhor. Aguardando o próximo”!

Quem também teve boas impressões do encontro foi a adolescente Patrícia Bianor de 17 anos. Nas palavras dela: “O encontro foi ótimo, pelo menos para mim. É legal ver tantos jovens reunidos por um bom motivo, e estava tudo muito aconchegante e nada desconfortável com aqueles rapazes divertidos da PJ. Também foi muito proveitoso e inspirador para mim, porque ás vezes você acha que é uma boa pessoa só por pensar diferente dos outros ao seu redor, ter outros conceitos e perspectivas na vida, um servo de Deus, mas o encontro levantou a seguinte questão: “O que realmente você faz para ajudar o próximo? E como ajudar?” Porque é isso que é ser cristão, e não pensar só em si mesmo e deixar os outros de lado por ser diferente, não respeitando a diversidade. É importante frequentar as reuniões e debates pra sempre ter isso na memória. Então isso nos faz lembrar o que realmente importa na vida, pois se todos fossem adquirindo esse pensamento e praticando, o mundo seria um lugar melhor. Temos que nos desacomodar dessa situação, já que o governo não faz pela gente, nós fazemos uns pelos outros, eliminando o egoísmo que nos cerca. Também não pensar nos outros como grupos divididos por serem de outras crenças e culturas, apenas praticar o bem já é o essencial. O que falta é apresentar novas perspectivas”. Finalizou!

Posts Relacionados