Falta pouco mais de um mês para a MISSÃO JOVEM 2015 e chegou a hora de relembrarmos a 2ª edição que aconteceu na arquidiocese, em 2012, na Região Belém, nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

A missão aconteceu na paróquia São José Operário, do Setor Conquista, com o tema “Juventude e Paróquia um jeito de ser e fazer” e o lema “Senhor, tu sabes que Te amo”.

Quem nos recorda como foi é o jovem Dudu Souza:

***

A Missão Jovem 2012

 

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

“A MJ 2012 foi a minha primeira missão na PJ e a segunda realizada pela Pastoral da Juventude na Arquidiocese de São Paulo, inclusive a primeira foi na minha região (Brasilândia) em 2011 e não pude participar. Muitos amigos que participaram dessa missão me falaram da experiência e comentaram que foi muito positiva. Diante disso, fiquei motivado.”

“Inscrevi-me e fiquei muito ansioso para ter essa minha primeira experiência de estar saindo em missão com a PJ e ficava imaginando como seria, contando os dias para que essa data chegasse.”

“Na quinta-feira, um dia antes, deixei minhas coisas quase prontas e no dia seguinte cheguei em casa do trabalho correndo, tomei banho, terminei de arrumar as coisas, coloquei minha mochila nas costas e fui encontrar o povo no metrô Belém. Chegando no metrô, os missionários foram recepcionados um a um e depois fomos a caminho da paróquia.
Chegando na paróquia, fomos novamente recepcionados pelos anfitriões e paroquianos em uma bela recepção com músicas da PJ e bastante alegria de todos. Ali eu já sentia a espontaneidade e alegria no rosto de cada pessoa que estava trabalhando nessa missão.”

“Após as apresentações e acolhida, foi a vez de nós missionários conhecermos as famílias que iriam nos acolher em suas respectivas residências. Foi aí que fui apresentado a minha irmã, somente ela estava presente na paróquia, meus pais e meus outros irmãos estavam em casa. Cheguei em casa e fui muito bem acolhido por todos. Demos risadas, nos divertimos e logo fomos todos dormir, pois no dia seguinte. logo cedo. teríamos o café da manhã e a mística de envio para a MJ.”

“Tivemos uma mística maravilhosa e, após a mística, formamos as nossas duplas para sair em missão. Tivemos as informações de como abordar uma família para ter o primeiro contato o que seria importante falar e perguntar e fazer as orações também. Recebemos um material que nos ajudaria nesse sentido.”

“Fomos à comunidade e podemos perceber que ela realmente era muito carente e que precisava de ajuda em quase todos os sentidos desde alimentação, educação, saneamento básico, cultura e lazer, e o mais importante: atenção. Muitas famílias eram carentes de atenção e carinho, todas contavam os seus problemas e algumas pessoas se sentiam a vontade para falar suas angústias. Percebia que aquele pequeno gesto que eu estava fazendo em chegar, abordar, conversar e ouvir, principalmente, fazia a diferença em cada família.”

“O que mais me tocou nessa missão foi o choque de realidade em você perceber que muitas pessoas que estão do nosso lado necessitam de ajuda. Senti-me útil em poder mudar esses problemas que temos na nossa sociedade e que podemos, sim, mudar, basta querer e nos unirmos.”

“Levo comigo uma frase de Madre Tereza de Calcutá:

‘Famintos de amor, Ele olha por vocês. Sedentos de amabilidade, Ele pede por vocês. Privado de lealdade, Ele espera em vocês. Desabrigados de asilo em seu coração, Ele procura por vocês. Você será esse alguém para Ele?

Não faça missões, cumpra a Missão!’

***

A Missão Jovem 2015 irá acontecer nos dias 2, 3 e 4, na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Perus, na Região Brasilândia.

As inscrições vão até o dia 20/09 e podem feitas neste link: http://goo.gl/forms/eE0YfQ7fWy

#MJ2015 #Faltam32dias