A MISSÃO JOVEM 2015 está chegando e vamos hoje conhecer mais sobre a paróquia que irá receber nós missionários pejoteiros.

Pensar na Santa Rosa de Lima de Perus é pensar em história, luta, ecologismo e no Povo De Deus vivo por meio de suas comunidades de base, em comunhão com Cristo! Leia mais abaixo.

***

Foto: Montagem/Reprodução Facebook

Foto: Montagem/Reprodução Facebook

A Paróquia Santa Rosa de Lima não é nova: possui 75 anos e foi construída em 1940 pelo padre Francisco Ecker. A Perus daquela época era um bairro operário que foi se espalhando ao redor da Fábrica de Cimento da ferrovia da região. A população crescia e os padres da congregação dos Monfortinos foram para lá para erguer uma igreja maior.

Não é possível pensar na Santa Rosa de Lima sem pensar nas lutas do bairro. A paróquia esteve envolvida nas lutas em torno da fábrica de cimento de Perus. Também na Ditadura Militar, suas portas não se fecharam para os operários e grevistas que a buscavam. Movimentos de luta inspirados em Mahatma Gandhi defendiam o princípio da não violência. Em comunhão com todo o verde da região, o movimento ecológico era conduzido pelos trabalhadores e pela periferia. Dizia a Campanha da Fraternidade de 1979: “Preserve o que é de todos!”

O Povo de Deus da Santa Rosa de Lima de Perus, inspirado na primavera que o Concílio Vaticano II trouxe para a Igreja, começou a se organizar nas comunidades eclesiais de base. A CEB João XXII, com o nome do papa que começou o concílio, surgiu em 1973 para protestar pela falta de água na região. Muitas outras CEBS surgiram daí em frente.

Atualmente, a paróquia possui nove CEBs: CEB Paulo VI, CEB Santa Cruz, CEB Sagrada Família, CEB Monte das Oliveiras, CEB Bom Samaritano, CEB Nova Jerusalém, CEB Girassol, CEB São Paulo Apóstolo e CEB São Pedro Apóstolo.

A padroeira da paróquia é primeira santa latino americana: Santa Rosa de Lima. Rosa teve uma vida dedicada aos mais pobres dentre os pobres.

E assim, o Povo de Deus da paróquia segue tentando ser fiel ao projeto do reino, construindo comunidades unidas, fraternas e solidárias!

***

Não se esqueça: as inscrições para a Missão Jovem 2015 vão até o dia 20/09 e podem ser feitas neste link: http://goo.gl/forms/eE0YfQ7fWy

#MJ2015 #Faltam30dias